Chá Preto: saiba aqui como emagrecer com essa bebida tradicional

0
40

chá pretoPoucos chás têm características tão marcantes para a beleza do que o chá preto. Ele é um importante aliado para quem quer ter um efeito detox no corpo, aumentar o metabolismo, perder calorias, emagrecendo rapidamente, além de prevenir muitas doenças.

Assim é o chá preto, que é uma bebida típica brasileira, costumeiramente feita por mães e avós desse país. Os  nutricionistas alertam que esse é o tipo de chá que toda pessoa deveria adotar em sua dieta e ter como um verdadeiro amigo de todas as horas, principalmente após as refeições.

O que é o Chá Preto:

chá preto é bomAssim como o chá verde, branco e amarelo, o chá preto também é derivado da camellia sinensis. Com um sabor mais amargo que os outros, o chá preto também conta com mais cafeína que os demais, sendo, portanto, um dos mais potentes para acelerar o metabolismo e também reduzir as taxas de gordura no corpo.

Antigamente era muito comum usar o chá preto para cuidar das olheiras, isso porque o seu efeito calmante e anti-inflamatório são realmente eficazes para amenizar as marcas de uma noite mal dormida. Hoje em dia, as mulheres podem contar com a eficácia deste produto em cosméticos e cremes que vão fazer o mesmo efeito. Entretanto, se você quiser experimentar o chá para as olheiras, recomendo que embebede dois algodões no chá e repouse sobre os olhos por 20 minutos. Você vai se transformar em outra pessoa!

O chá preto é o último estágio de maturação da camellia sinensis, sendo o mais velho e submetido a maior tempo de fermentação. Mas, quem pensa que isso é ruim, está muito enganado. Exatamente por este motivo, este chá tem mais antioxidantes do que todos os outros e cafeína, o que proporciona uma maior capacidade de retardar o envelhecimento precoce, bem como acelerar o metabolismo devido a sua ação termogênica.

Os polifenois presentes nele também vai garantir que o sobrepeso seja mandado para o espaço, isso porque esse tipo de elemento causa uma maior sensação de saciedade, ou seja, vai reduzir o seu apetite e controlar a sua vontade de ficar comendo besteira e beliscando por aí.

Outro benefício da cafeína é o fato de que, se ela não for consumida a noite, pode agir contra o cansaço e fadiga, dando mais disposição e energia para as pessoas enfrentarem a rotina atarefada com muito mais humor. Quem tem o costume de beber o chá preto depois das refeições, repara que a digestão é muito mais rápida e o intestino fica realmente controlado, agindo como um verdadeiro relógio.

Benefícios que o Chá Preto proporciona:

  • Contribui no tratamento de doenças cardiovasculares, reduzindo o LDL (colesterol ruim).
  • A presença de antioxidantes combate os radicais livres e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.
  • A pele tem uma significativa melhora porque os polifenóis colaboram com a beleza e hidratação dela.
  • O chá preto é aliado da digestão, bem como trata doenças intestinais e gástricas.
  • O chá preto estimula um fluxo maior de sangue para o cérebro, o que aumenta o desempenho do sistema nervoso central, ajudando na memória e capacidade cognitiva.
  • Foi comprovado que esse tipo bebida ajuda a prevenir o Mal de Parkinson.
  • Combate os vírus da gripe e resfriado, protegendo o sistema imunológico.
  • Ajuda imensamente no combate das gorduras localizadas e é um potencial emagrecedor natural.

Como preparar um delicioso Chá Preto:

  • Ferva 1 litro de água, desligue o fogo e acrescente 2 colhes de sopa da erva do chá preto.
  • Abafe a infusão por 5 minutos e consuma ainda morno para não perder as propriedades medicinais dele.
  • Se estiver usando o chá preto para emagrecer, não recorra ao açúcar para adoçá-lo.

Para quem o Chá Preto é destinado?

  • Todas as pessoas, que de uma maneira geral, querem se prevenir das doenças citadas acima.
  • Homens e mulheres que pretendem emagrecer rapidamente usando um método natural contra as gorduras localizadas.

Contras de usar o Chá Preto:

  • Como é um chá muito comum no Brasil, mas não é usado de forma correta, muitas pessoas não vão acreditar que você conseguiu emagrecer tomando o chá preto. Mas, diga a elas que você conseguiu porque passou a tomar diariamente e da forma correta, sem adoçar e logo após as refeições.
  • Como ele tem capacidade de aumento cognitivo, pode ser que você consiga ter um bom desempenho realizando provas de concursos públicos. Quando você contar o seu segredo de sucesso, todos vão querer saber como você fez e isso pode ser meio chato, afinal de contas você vai ter que ficar explicando detalhadamente o passo a passo de como fazer o chá preto.

Efeitos colaterais de usar o Chá Preto:

cha-pretoGestantes não devem tomar o chá preto porque ele é considerado um chá abortivo. Mesmo que não chegue a causar aborto espontâneo, pode ser que a saúde do bebê e da mãe seja prejudicada, isso porque como a quantidade de cafeína é muito grande, pode gerar o aumento de contrações fora de hora e isso alterar negativamente o processo de gestação. Por isso que os obstetras desaconselham as mães a tomarem chás durante este momento.

Para outras pessoas não tem contraindicação e nem efeitos colaterais. Basta tomar o chá preto de acordo com o limite diário.

Quanto Custa e Onde Comprar o Chá Preto:

Como é um chá muito difundido no Brasil todo, qualquer mercado tem à disposição. Mas, também pode ser comprado em forma de cápsula em lojas de produtos naturais ou em sites. Isso é uma boa forma de tomar o chá preto sem precisar sentir o gosto amargo dele.

Os preços vão variar de acordo com os fabricantes, mas não é muito caro, entre R$5 a R$10, dependendo da quantidade do pote da erva seca.

Qual é a Dose Recomendada de Chá Preto por dia?

É recomendável que se tome o chá preto somente 2 vezes por dia, devido a sua alta concentração de cafeína. Tome, preferencialmente, de manhã e a tarde, evitando ingerir a noite porque pode causar insônia.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here