Para que serve o Chá de Urtiga? Confira Aqui Todos Os Seus Benefícios:

0
606

chá-urtiga

Se você é de família típica brasileira, com certeza já deve ter ouvido falar do chá de urtiga, não é mesmo? Sendo um santo remédio cultivado há muitos anos por nossos ancestrais, esta erva possui mil e uma utilidade e pode tratar muitas doenças e enfermidades.

Mas, vale lembrar: é necessário tomar alguns cuidados no manuseio da planta porque ela pode gerar algumas irritações na pele e coceiras, assim como o chá de unha de gato. Mas, não é algo que você deve se preocupar em excesso, já que este transtorno ocorre somente se você tiver um excessivo contato com a mesma.

Muitas pessoas acham que o chá de urtiga não vale para nada. Justamente por este motivo é que resolvamos falar um pouco mais sobre este chá, pois se for usado de maneira correta, ele pode trazer muitos benefícios para a saúde. Entretanto, não são todas as pessoas que tem este costume, exatamente por isso que você vai entender aqui como usar esta planta para tirar as melhores vantagens para a sua saúde de uma maneira geral.

Como É Que Funciona o Chá de Urtiga?

chá de urtiga

Para quem não conhece, o chá de urtiga pode não ser tão bom assim, contudo, quando passamos a conhecer seus benefícios, podemos perceber que ele combate uma série de problemas, tais com:

  • Anemia
  • Fortalece cabelos e unhas
  • Tem ação anti-histamínica
  • Conta com propriedades antioxidantes
  • Elimina a inflamação do corpo
  • Favorece o sistema respiratório
  • Alta concentração de vitamina C
  • Ajuda a regular a glicose no sangue

Antes de darmos continuidade a estes pensamentos dos benefícios citados acima, quero fizer que o chá de urtiga é um verdadeiro amigo das mulheres, confira aqui propriedades emagrecedoras dos chás, porque a sua alta concentração de colágeno faz com que a pele fique mais firme e com muito mais elasticidade para que o seu corpo fique com tudo em cima, combatendo a flacidez e o envelhecimento da pele.

Para quem não sabe, o chá de urtiga é um santo remédio para quem quer ficar mais jovem, pois ele atua no retardamento do envelhecimento precoce da pele, bem como realiza a manutenção da saúde como um todo.

Combate de anemias e outras doenças específicas:

urtiga

No que tange ao combate da anemia, o chá de urtiga pode ajudar na reposição de ferro e ácido fólico, pois são componentes que tem uma alta absorção por quem toma este chá medicinal.

Mas, o mais importante que você tem a fazer antes de iniciar este tratamento, é perguntar ao seu médio primeiramente e ver se as orientações dele são favoráveis para o uso de chás. Apesar de serem infusão naturais, não são todas as pessoas que podem usar.

Para as unhas e cabelos, o chá de urtiga é bom porque ele age no fortalecimento dos mesmos, fazendo com que os nutrientes absorvidos sejam capazes de ralizar esta manutenção e fortalecimento. É o fim das quebras e do ressecamento dos seus fios e unhas. Muitas pessoas não sabem, mas o chá de urtiga é rico em queratina, ou seja, para quem faz tratamento químico no cabelo, tomar este chá para aplacar estes danos também faz muito bem!

Já a sua ação anti-histamínica atua para que as suas reações alérgicas sejam minimizadas, bem como as doenças inflamatórias também são cuidadas com este tipo de chá. Não sei se você já ouviu falar que chá de urtiga é bom para desinchar os pés, justamente porque este chá combate inflamações.

Dentro deste contexto, as inflamações que levam a problemas respiratórios também podem ser cuidadas com o chá de urtiga. Sendo um ótimo remédio para quem está passando por gripes, resfriados com tosses com catarros, pois ele limpa totalmente os mucos do pulmão.

Quem tem problemas relacionados a diabetes, também pode encontrar no chá de urtiga uma solução, uma vez que ele é bom para regular os níveis de glicose no sangue. Sendo assim, se a pessoa consumir de maneira adequada, o nível de açúcar pode ser regulado com tranquilidade.

Vale lembrar que antes de iniciar o tratamento, caso você seja diabético, é importante entrar em contato com o seu especialista e perguntar antes. Este texto tem o caráter informativo e não está promovendo o uso de chás indiscriminadamente.

Gestantes e lactantes também precisam analisar o seu uso de chás durante este período, justamente porque há riscos de abortos com o uso de chás. Por isso que o seu obstetra vai ser a pessoa mais indicada para lhe ajudar em momentos de dúvidas. Se você quer usar o chá de urtiga, pergunte antes ao seu especialista de confiança.

Onde posso comprar o chá de urtiga e para quem é indicado?

Se você não quer plantar em casa, você pode comprar o chá de urtiga em lojas de produtos naturais. O preço pode variar de acordo com a marca, mas é muito mais barato.

O chá de urtiga é indicado para homens e mulheres, desde que seus especialistas permitam o uso.

 

4.51/5 104votos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here