Piteira e Os Benefícios e Propriedades Medicinais Do Chá Desta Planta

0
896

cha de piteira

Esta é uma erva não muito conhecida entre os brasileiros, porém é mais fácil de ser encontrada do que você possa imaginar. Originária do México, a Piteira também é conhecida como agave americana, caroatá-açu, gravatá-açu ou pita.

Sua beleza é realmente de chamar atenção e devido a este motivo muitas pessoas acabam usando a piteira para ornamentar os ambientes, no entanto, ela é muito benéfica para a saúde podendo proporcionar benefícios incríveis para o organismo de uma pessoa.

Hoje aqui no Terapia do Chá você vai descobrir quais são os benefícios e como usar o chá da piteira ou pimpinela escarlate para ter uma melhoria na sua qualidade de vida.

Boa leitura!

O que é a Piteira e Como Fazer o Chá da Planta?

Sendo uma planta originária do México a Piteira pode proporcionar muitas vantagens para quem está precisando de um upgrade na saúde, veja aqui quais são as principais propriedades medicinais desta planta que você pode encontrar em qualquer loja de produto natural ou até mesmo cultivar na sua hortinha em casa.

piteira

  • Antissifilítica: Ou seja, a Piteira acaba com a sífilis através de suas propriedades.
  • Antisséptica: tem capacidade de limpar as impurezas da pele e atua como esterilizante.
  • Antiescorbútica: esta é uma doença conhecida como escorbuto que inflama a gengiva, com a piteira é possível eliminar este transtorno.
  • Digestiva: além de tudo ela é uma grande protetora para o sistema digestivo e regula as suas funções.
  • Diurética: a piteira atua aumentando o volume da urina, fazendo com que o sistema urinário também trabalhe na sua melhor forma.
  • Depurativa do sangue: sem contar que ela acaba de uma vez por todas com as toxinas no sangue.
  • Expectorante: ótima forma de combater o muco.
  • Hemostática: capaz de interromper hemorragias.
  • Hepática: ela também protege as funcionalidades do fígado.
  • Laxante: a piteira pode ser usada por quem está passando por problemas de prisão de ventre.
  • Vulnerária: altamente cicatrizante, ideal para cuidar de ferimentos e outros problemas de pele.

Para quem é indicado e contraindicado o uso do chá da piteira?

A piteira pode ser usado por muitas pessoas, entretanto é mais fácil saber as contraindicações para descobrir se você se enquadra ou não no caso.

Vale lembrar que a piteira é contraindicada para o uso de gestantes e quem tem alergias aos princípios ativos de sua composição. Lactantes devem também evitar o uso do chá da piteira, assim como crianças menores de 12 anos.

Em caso de dúvida, você pode perguntar antes para o seu médico para ter um emagrecimento rápido. Até porque este texto é de caráter informativo e não substitui a orientação de um especialista. Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, procure um profissional e se oriente. Talvez nem mesmo você possa saber que é alérgico a um princípio e a maneira menos dolorosa de se descobrir isso é sempre estar em contato com um médico que pode te ajudar oferecendo seus conhecimentos esclarecedores.

Como Eu Posso Preparar o Chá da Piteira:

piteira-beneficios-e-propriedades-cha

Atualmente existem duas formas de realizar o chá da piteira e você vai descobrir ambas aqui neste texto.

  • Primeira Opção: você pode fazer a sua infusão através do pó da planta que pode ser comprado em qualquer loja de produto natural. Para isso, basta colocar em uma panela com água fervente uma colher de chá e aguardar a fervura por 10 minutos. Depois disso, você desliga o fogo, espera amornar e ele está pronto para ser usado de maneira externa, ou seja, na limpeza de ferimentos conforme os benefícios descritos acima.
  • Segunda Opção: esta opção é feita com as folhas da planta. Você vai precisar de 30g de piteira para um litro de água fervente. Depois de misturar tudo em uma panela, espere a água ferver por 10 minutos. Coe a infusão, adicione mel ou qualquer outro tipo de adoçante, espere amornar e beba.

Agora que você já sabe como uma a piteira para limpar ferimentos e impurezas da pele, assim como descobriu como fazer um delicioso chá com as folhas formosas desta planta, aproveite para experimentar seguindo as orientações médicas necessárias.

É muito importante que a pessoa que esteja usando a piteira pela primeira vez saiba que há duas formas de usar esta planta e não cometa o equivoco de tomar o chá feito com o pó da mesma. Você pode experimentar usar a piteira com frutas, tais como limão e laranja no preparo da infusão para beber, pois fica uma delícia.

Tome o chá da piteira após as principais refeições para melhorar a sua digestão e veja os resultados aparecerem em poucos minutos depois da ingestão.

Se você gostou desta dica, vai gostar também de ter receitas de chás para o inverno. Clique aqui para ver a matéria na íntegra.

 

Veja Aqui O Que Está Bombando na Web

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here