Chá de Erva Doce para combater dores e retenção de líquidos

0
956

cha-erva-doce-beneficiosOs estudos sobre chás têm revelado, há alguns anos, o poder e a eficácia de extratos vegetais encontrados na natureza, que podem facilmente substituir alguns medicamentos no que tange o alívio de dores, emagrecimento, eliminação de retenção de líquidos e curas de certas doenças.

Esta é uma ciência milenar que foi difundida pelo povo do Himalaia e pode ser facilmente preparada desde que se tenha a disposição água quente. Os chás são infusões que podem ser feitos a partir de folhas, sementes, flores, raízes de plantas. De diferentes tipos de paladares e odores, variando do doce, amargo e azedo. Eles podem conter adição de açúcar ou não, depende da necessidade de quem for consumir.

O que é o chá de Erva Doce:

Para se ter uma noção do que o chá de Erva Doce pode trazer de benefício para alguém, é necessário antes de tudo, conhecer um pouco mais sobre ele, pois assim facilita quando for preparar, bem como ajuda também a entender melhor os efeitos e vantagens para indicar a alguém que possa estar precisando.

A Erva Doce, também conhecida como anis, finocchio ou funcho é uma planta herbácea vastamente usada na culinária, aromatização de bebidas e até mesmo na fabricação de cosméticos e perfumes. Seu nome científico é pimpinela anisum e não é difícil encontrá-la no Brasil, podendo ser comumente vista em feiras, mercados, armazéns, farmácias e lojas de produtos naturais.

Um dos principais benefícios da Erva Doce é o fato dela amenizar muitos sintomas do resfriado como a coriza, catarro e tosse. Entretanto, ela possui outros poderes e eficácias e é por isso que este artigo vai tratar a respeito desta erva, oferecendo muitas dicas e informações.

Benefícios para quem usa o Erva Doce:

  • Combate aos sintomas de resfriado como corizas, tosses, catarros e dores de cabeça.
  • Alguns estudos revelaram que a Erva Doce ajuda no tratamento de asma e artrite.
  • Quem tem bronquite também encontra alívio nas infusões de chá de Erva Doce.
  • Dores de barriga e indigestão também são eliminadas pelos seus efeitos calmantes.
  • Controla as palpitações do coração justamente pelo fato de ser um bom calmante.
  • Seu poder antioxidante acaba com inflamações, inclusive dores de garganta.
  • Diminui as gases e também as cólicas, bem como problemas estomacais.
  • Tem ação diurética que diminui a retenção se líquidos.

Chá de Erva Doce e Hipocloridria:

Cup of green tea pouring close up shoot

A hipocloridria é a baixa produção de ácido estomacal, em algumas pessoas essa baixa de ácido gástrico pode  ser mais grave, levando a perda de nutrientes importantes para o corpo humano como selênio, magnésio, zinco, cálcio, manganês, sódio, cobre, entre outros. Este fato pode acarretar o mau funcionamento do organismo e o chá de Erva Doce é um excelente repositor destes nutrientes tão importantes para o homem de uma forma geral.

Dicas para quem está com dor de garganta:

A Erva Doce, por ter ações calmantes e anti-inflamatórias, é um bom aliado para quem está sentindo desconforto na garganta originada por inflações e dores. Por isso é recomendado fazer o chá desta erva, esperar esfriar e usar como gargarejo para combater as dores de garganta e restabelecer a saúde.

Como, geralmente, elas são provocadas devido a gripes e resfriados, neste contexto, o chá de Erva Doce se torna duplamente benéfico, já que ele também combate coriza, tosse, entre outros sintomas descritos acima.

Pacientes com câncer também podem ter benefícios:

Estudos comprovaram que a Erva Doce ajuda no tratamento de pacientes que tem câncer, justamente porque as sementes dela possuem efeitos calmantes, sendo bastante útil para pacientes que sentem constantes dores fortes e que são submetidos à quimioterapia ou à radiação, pois esse tipo de tratamento acarreta fores dores no estômago, o que também pode ser tratado pela Erva Doce.

Como fazer um chá de Erva Doce da maneira correta:

  • Ferva 1 litro de água em uma panela.
  • Adicione 8 colheres de sopa cheias de folhas de Erva Doce.
  • Em seguida deixe ferver por 30 segundos.
  • Tampe em um recipiente ou a própria panela.
  • Deixe a infusão descansar por 5 minutos e tome.

Já o processo de chá com as sementes é diferente…

  • Ferva 1 litro de água em uma panela.
  • Coloque 3 colheres de sopa de sementes secas de Erva Doce.
  • Apague o fogo e descanse a bebida por 5 minutos.
  • Em seguida prepare a sua xícara de chá.

Para quem o chá de Erva Doce é destinado?

  • Homens e mulheres que desejam se beneficiar das propriedades calmantes deste poderoso chá.
  • Todas as pessoas, inclusive crianças que querem eliminar sintomas de resfriado, desconfortos estomacais, entre outros.

Contras de usar o chá de Erva Doce?

  • Os hipocondríacos podem achar que não faz o menor efeito a infusão de chás e se você conhece uma pessoa assim, eles podem tentar te influenciar para não usar o chá de Erva Doce e você pode perder todas essas propriedades benéficas que ele proporciona. Fique atento.
  • Os mais jovens podem te chamar de ‘velho’ quando você resolver oferecer um chá para curar a gripe deles, mas não fique triste, pois esse pensamento se dá pelo fato de que é uma prática milenar usada pelos nossos ancestrais. Ao invés disso, pense que você é uma pessoa sábia e sabe tratar sem precisar de remédios para tudo.

Efeitos colaterais de usar o chá Erva Doce:

erva docePessoas que fazem o uso de anti-inflamatórios ou corticoides devem evitar tomar o chá de Erva Doce. Pessoas com problemas de refluxo, gestantes, quem tem úlcera e gastrite devem consultar um médico antes de começar a fazer as suas infusões.

O consumo excessivo desta erva pode causar náuseas, vômitos e reações alérgicas. No entanto, se você fizer o uso recomendado não vai acontecer nenhum problema. Esses efeitos é para quem excede o máximo diário permitido.

Quanto Custa e Onde Comprar o chá de Erva Doce?

Como dito anteriormente, o chá de Erva Doce é facilmente encontrado em vários estabelecimentos brasileiros. Os valores e preços vão depender dos fabricantes e da quantidade de erva e semente por embalagem. Existem cápsulas de Erva Doce que ajudam igualmente no que tange os benefícios desta erva.

Qual é a Dose Recomendada de Erva Doce por dia?

Especialistas recomendam tomar somente 3 xícaras de chá de Erva Doce por dia, no máximo. Dê preferência a fazer a sua ingestão logo após as refeições.

Composição do chá de Erva Doce:

Rica em vitamina C, esta erva tem importante influência no combate aos sintomas do resfriado exatamente por isso. Aumentando a resistência física de uma pessoa, combatendo organismos infecciosos, bem como a presença de outras vitaminas como A e B6 ajudarão a manter o sistema imunológico saudável.

A Erva Doce contém potássio, ácido fólico, niacina, tiamina, ferro, cobre, selênio, manganês, magnésio, riboflavina, cálcio e ácido málico que é um importante no processo que gera energia dentro das células, além de ter uma potência na desintoxicação do organismo, com fibras que evitam altas na glicemia e também regulam o intestino.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here