Chá de Erva Cidreira acalma e acaba com o estresse, entenda aqui:

4
1418

erva cidreira cháAlguns chás servem como emagrecedores aumentando a temperatura corporal para que o metabolismo seja acelerado e outros chás agem como efeito calmante, controlando o estresse, a ansiedade e todo o processo de irritabilidade que qualquer ser humano vai passar ou já passou um dia.

Os tipos de chás calmantes ajudam no sono para as pessoas que tem problemas com insônia e também tem um poder muito ativo no que tange a amenizar dores de cabeça e até mesmo as cólicas menstruais que tanto incomodam as mulheres. Dentro deste contexto, é possível afirmar que os chás calmantes também reduzem os sintomas da TPM – Tensão Pré Menstrual, pois estão ligados intimamente a ansiedades, sobrecargas, em geral, da mente (que se refletem no físico).

Aqui neste artigo você vai encontrar dicas e informações sobre o chá de erva cidreira e também vai aprender como fazer essa deliciosa bebida, que além de acalmar, tem um paladar suave e adocicado.

O que é o Chá de Erva Cidreira

erva cidreiraO nome científico da Erva Cidreira é melissa officinalis e ela é nativa da Europa. Sendo uma planta herbácea, a erva cidreira é da mesma família que a hortelã, boldo e menta e o seu chá tem propriedades calmantes e analgésicas.

Pessoas que sofrem com problemas de dores de cabeça e cólicas menstruais, o chá acaba se tornando um potente remédio da natureza que pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, feiras e mercados. Quando se é tomado logo após as refeições, o chá de erva cidreira atua como uma boa maneira de eliminar a má digestão, bem como proporciona uma sensação de saciedade, bloqueando as vontades súbitas de comer sobremesas, doces e beliscar durante o dia.

O lanche da tarde também cai bem com chá de erva cidreira, pois este é o tipo de erva bastante refrescante que pode ser tomada tanto quente, quanto gelada. Algumas pessoas costumam misturar esse tipo de bebida com leite ou sucos de laranja e limão.

O chá de erva cidreira acompanha bem tortas, croissants, torradas, entre outros alimentos. Além disso, as fibras presentes em sua composição também auxiliam a manter o intestino em dia, mais uma boa alternativa para as mulheres, que em sua grande maioria, tem problemas com intestino preso ou preguiçoso.

 Como fazer o chá de erva cidreira da maneira correta:

Será preciso ferver 1 xícara de água, cerca de 200ml, e separar uma colher de sopa cheia de erva cidreira seca.

Após a fervura da água, acrescente a erva cidreira e espere a infusão descansar por alguns minutos, entre 5 a 8 minutos já é o suficiente. Quando esfriar um pouco já pode tomar ou pode acondicionar em geladeira. Mel é uma boa opção para quem quer adocicar o chá de erva cidreira, muito embora ele já seja bastante doce e suave.

Se você quer ter os benefícios de uma boa digestão, aqui vai uma dica: tome o chá de erva cidreira ainda morno logo após as principais refeições que são o almoço e o jantar.

Benefícios para quem usa o Chá de Erva Cidreira:

  • Efeito calmante ajuda a manter o estresse da rotina diária controlados.
  • Algumas pessoas sentem que o chá melhora as dores de cabeça.
  • Essa bebida tem propriedades que auxiliam durante as cólicas menstruais.
  • Mulheres também podem se beneficiar com o chá para a TPM.
  • O chá de erva cidreira age como analgésico para muitos casos.
  • É bom para quem quer manter o intestino em dia, eliminando desconfortos.
  • Se tomado após as refeições, elimina a possibilidade de má digestão.

Para quem o Chá de Erva Cidreira é destinado? 

  • Homens e mulheres que querem ter uma espécie de analgésico natural, sem precisar buscar remédios com efeitos colaterais.
  • Mulheres podem tomar o chá para amenizar os sintomas da TPM e cólicas menstruais.

Contras de usar o Chá de Erva Cidreira:

  • Algumas pessoas que não acreditam na ciência dos chás podem caçoar de você quando falar que o chá de erva cidreira é bom para quem está com dor de cabeça e age como analgésico. Isto pode ser um pouco constrangedor.

Efeitos colaterais de usar o Chá de Erva Cidreira:

ervacidreiraNão existem efeitos colaterais e nem reações adversas para quem toma o chá de erva cidreira para uma pessoa adulta e saudável.

No entanto, o uso de chás, de qualquer tipo, é desaconselhável para quem está grávida ou amamentando porque eles podem causar efeitos negativos durante a gestação, bem como provocar abortos espontâneos. Mesmo quando um chá tem propriedades calmantes ainda sim pode influenciar durante este período.

Quanto Custa e Onde Comprar o Chá de Erva Cidreira?

Qualquer mercado, feira, armazém, loja de produtos naturais vende o chá de erva cidreira, pois este tipo de chá é muito comum entre as famílias brasileiras. Sites e lojas virtuais também vendem esta bebida e o valor pode variar de acordo com o fabricante, porém seu preço é bastante acessível.

Qual é a Dose Recomendada de Chá de Erva Cidreira por dia?

Você pode tomar de 4 a 5 vezes por dia, mas se você for uma pessoa com o organismo mais sensível, não tome tantas vezes assim porque como o chá de erva cidreira é bastante calmante, pode ser que cause sonolência, mas somente se a dose for excedida. Pode ser tomado antes de dormir para que ajude a manter um sono mais agradável.

Outros chás interessantes para uma boa saúde:

Tudo sobre chá de amora

Tomar chá preto é bom para saúde

Como o chá de camomolia pode melhorar sua vida?

Veja Aqui O Que Está Bombando na Web

4 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here